A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, está com inscrições abertas para seu novo programa de formação de futuras lideranças na área agroindustrial, mais especificamente no setor de produção de etanol, açúcar e bioenergia. Ao todo, são 56 vagas para atuação no interior dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Para participar, basta acessar a página da Raízen na plataforma Gupy e selecionar a opção “Programa Líderes do Futuro – Agroindústria”, até o dia 16 de outubro.
Com processo totalmente on-line, a seleção envolve a realização de testes, dinâmicas e entrevistas com gestores da empresa. Podem se candidatar profissionais com formação entre dezembro de 2020 e março de 2023, nos cursos superiores de agronomia e engenharia (agronômica, agrícola, mecânica, elétrica, mecatrônica, química, de alimentos e de produção). É necessário ter habilidade com Excel, e experiência no setor sucroalcooleiro é considerado um diferencial.
Candidatas e candidatos aprovados e contratados participarão de uma trilha de desenvolvimento ao longo de 18 meses. O treinamento envolve formação técnico-funcional nas áreas agrícola, indústria e de manutenção automotiva, impulsiona competências de liderança, promove o desenvolvimento de projetos e conta com muita aprendizagem prática, com avaliações contínuas. Ao final da formação, profissionais que participaram do programa poderão atuar como gestores de processos em parques de bioenergia da companhia.
Vale destacar que, além da trilha de desenvolvimento profissional, a Raízen oferece remuneração e benefícios que vão além das expectativas de quem busca crescer na carreira. O programa para novas lideranças oferece salário de R$ 4.454,00 e benefícios como assistência médica e odontológica, vale alimentação, refeição no local, transporte fretado, previdência privada, seguro de vida, remuneração variável anual, GymPass e acesso a cooperativa de crédito.
“O Programa Líderes do Futuro – Agroindústria desenvolve profissionais que possam ser parte da liderança da companhia, preparados e engajados com o futuro da energia”, explica Camila Zanca, consultora interna de Recursos Humanos da Raízen. “Para isso, investimos cada vez mais em uma cultura forte, voltada ao desenvolvimento sustentável e cultivo de relações produtivas entre pessoas diversas em todas as nossas frentes de atuação”, completa.
Os programas de seleção e atração de talentos da Raízen vem proporcionando resultados cada vez mais expressivos. Somente em 2021 foram ofertadas mais de 1.300 vagas de trainee, estágio e aprendiz, com uma taxa de mais de 70% de estagiários efetivados. Os programas contribuem ainda para o aumento da representatividade e da diversidade na companhia, com 52% das vagas de estágio preenchidas por mulheres no ano passado. No processo seletivo para trainee da última safra, 90% das contratações foram de mulheres.
Serviço:
Programa de formação de líderes da agroindústria – Raízen
Número de vagas: 56 oportunidades
Inscrições: até o dia 16 de outubro
Site: página da Raízen na plataforma Gupy, selecionar a opção “Programa Líderes do Futuro – Agroindústria”
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.