Antes de buscar uma vaga de trabalho, seja fixa ou temporária, é preciso preparar o caminho para chegar até ela. Confira as dicas!
A crise provocada pelo novo Coronavírus trouxe muitos prejuízos para o mercado de trabalho. Durante o período de recessão causado pela pandemia, muitos trabalhadores foram demitidos e, apesar da retomada de algumas atividades, conseguir uma recolocação profissional não tem sido uma tarefa fácil.
Para se ter uma ideia do impacto da pandemia no mercado de trabalho, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de dezembro mostram que 14,1 milhões de brasileiros estavam desempregados no trimestre móvel encerrado em outubro de 2020.
Com a chegada de um novo ano, crescem as expectativas para a melhoria desse cenário. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que as contratações temporárias devem continuar em ascensão ainda no primeiro trimestre de 2021.
No entanto, antes de buscar uma vaga de trabalho, seja fixa ou temporária, é preciso preparar o caminho para chegar até ela. Por isso, neste mês de janeiro, Folha+ dará início a uma série de reportagens onde falaremos sobre recolocação no mercado de trabalho e carreiras.
A primeira matéria desse especial traz uma lista com 5 práticas que podem ajudar quem está em busca de recolocação profissional. Confira!
Melhore o seu currículo
Você lembra a última vez que atualizou o seu currículo? Se a sua resposta for negativa, está na hora de repensar esse hábito, já que o currículo, geralmente, é o passaporte que liberará a entrada naquela empresa que você tanto sonha em trabalhar.
Mas, não basta só mantê-lo com as informações atualizadas. É preciso saber quais informações adicionar e como organizá-las.
Algumas informações são imprescindíveis, como: dados pessoais (nome completo, estado civil, contatos e e-mail), habilidades e competências, experiência profissional e formação acadêmica.
Vale destacar que, segundo especialistas, a foto no currículo só é válida quando é exigida pela empresa ou se for um diferencial para a vaga.
Aqui vai uma dica extra: se estiver em busca do primeiro emprego, é importante destacar experiências obtidas na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.
Aprenda um novo idioma
O mundo está cada vez mais globalizado e no mercado de trabalho isso não é diferente. Atualmente, é possível se candidatar às vagas de emprego em outros países, viajar para fazer intercâmbio, entre outras atividades fora do seu país de origem.
Por isso, investir no aprendizado de um novo idioma é indispensável para quem deseja alcançar novos desafios no mercado de trabalho. Entretanto, é um erro achar que só precisa aprender uma nova língua quem deseja estudar ou trabalhar no exterior.
Muitas empresas brasileiras exigem o conhecimento de outro idioma, sobretudo o do Inglês, para determinadas vagas. E, em muitos processos seletivos, a fluência em um idioma estrangeiro pode ser um diferencial em meio a tantos candidatos.
Invista em cursos
Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é de extrema importância que os profissionais estejam cada vez mais preparados para conseguirem a oportunidade que tanto desejam.
O mercado está cheio de opções para quem busca qualificação profissional: cursos voltados para a área de atuação; cursos extracurriculares mais básicos, como Pacote Office, Photoshop, cursos que te ajudem a desenvolver novas habilidades. Basta você escolher aqueles que fazem mais sentido com as metas que deseja alcançar e ir em frente.
Use as redes sociais
As redes sociais também podem ser excelentes aliadas na hora de buscar um novo emprego. Um exemplo disso é o LinkedIn, maior rede social corporativa do mundo, que tem mais de 40 milhões de brasileiros conectados.
Apesar de ser um ótimo lugar para praticar o networking, o uso das redes sociais exige cuidados. Esteja atento aos erros de ortografia, e antes de postar uma imagem ou texto, lembre-se que aquele conteúdo pode estar acessível a qualquer pessoa, inclusive aos recrutadores.
Esteja pronto para as entrevistas
Vamos imaginar que o seu currículo foi selecionado, você passou nas primeiras fases de seleção e, finalmente, foi convocado para a entrevista. Você se sente pronto para enfrentar essa etapa?
Antes de qualquer dica: cuidado com a roupa escolhida e com a aparência no dia da entrevista. Se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego pode causar uma ótima impressão no recrutador. Nada de exageros! Seja pontual: se programe para chegar no horário marcado e, se não conhecer o local, tente fazer o trajeto antes da data marcada para saber o tempo de deslocamento e qual o melhor meio de transporte utilizar.
Mas, como tudo nessa vida, pode ser que você se prepare e, ainda assim, haja imprevistos. Os contratempos podem acontecer com qualquer candidato. Neste caso, é importante avisar com a maior antecedência possível que vai se atrasar.
Durante a conversa com o entrevistador tente manter a calma, e esteja atento para responder a possíveis perguntas em relação a você e a sua vida profissional. Ah, e nada de mentiras. Fale apenas do que sabe, sem invenções.
E boa sorte!
Fonte: Folha Dirigida