Relatório da ONU diz que Coreia do Norte roubou US$ 2 bilhões em ataques cibernéticos

Segundo um relatório da ONU, a Coreia do Norte roubou pelo menos US$ 2 bilhões em ataques cibernéticos para financiar o programa nuclear do país. Os dados são da Reuters, que teve acesso ao relatório.

De acordo com a agência de notícias, Pyongyang, capital da Coreia do Norte, está sendo investigada por pelos menos 35 casos envolvendo ataques de hackers a instituições financeiras e transações envolvendo criptomoedas.

No relatório, a ONU aponta que muitos dos “atores cibernéticos” envolvidos nos ataques trabalham sob o comando do Escritório de Reconhecimento Geral (RGB), mais conhecido como serviço de inteligência norte-coreano. “A maioria deles levantou dinheiro para os programas de armas de destruição em massa da Coreia do Norte”, diz o relatório.

Nas últimas duas semanas, a Coreia do Nortelançou oito mísseis nucleares durante testes – e fez ameaças, dizendo que planeja mais para os próximos dias. Segundo o líder norte-coreano Kim Jong Um, os testes serviram de aviso aos Estados Unidos e a Coreia do Sul, aponta a Reuters.

No relatório, especialistas da ONU disseram que, apesar dos esforços diplomáticos, “violações contínuas são encontradas” no programa da Coreia do Norte. Questionado sobre o documento, o governo norte-americano, via porta-voz, afirmou que “pretende tomar as medidas possíveis para combater a capacidade da Coreia do Norte de realizar atividades virtuais maliciosas”.

Fonte: Época

Compartilhar

Últimas Notícias