Foto: Conexão Amazônia

Reta final de inscrições para mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida na Ufopa

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Ufopa está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão no curso de mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida. Os interessados têm até o dia 9 de junho para fazer a inscrição em formulário eletrônico.

Estão sendo ofertadas 25 vagas, sendo cinco vagas para candidatos de ações afirmativas e três para servidores técnicos da Ufopa. As outras 17 vagas são para ampla concorrência. As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa:

Linha 1: Políticas Públicas, Diversidade e Desenvolvimento Amazônico – Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares com ênfase nas realidades e diversidades amazônicas no que se refere:

  • a) Investigações sobre políticas públicas e formas de organização social voltadas para o desenvolvimento regional;
  • b) Análises das política públicas com ênfase em educação, saúde e meio ambiente, subjacentes ao planejamento, financiamento, avaliação e gestão de sistemas, bem como a formação de recursos humanos;
  • c) Pesquisas sobre sistemas de conhecimentos, patrimonialidades de cultura e história, natureza, memória, território, sua relação com a educação ambiental e o desenvolvimento regional.

 

Linha 2: Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade – Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares sobre estrutura, processos ecológicos e dinâmica dos ecossistemas naturais e/ou antropizados que se referem:

  • a) Investigações dos impactos das atividades humanas sobre biodiversidade, serviços ambientais, capacidade de resiliência dos ecossistemas e/ou saúde e sua relação com a qualidade de vida;
  • b) Pesquisas da relação entre o conhecimento ambiental, questões de organização social e governança;
  • c) Análises das inter-relações entre comunidade e o meio natural através do uso/manejo sustentável dos recursos naturais do ponto de vista ecológico e socioeconômico.

 

Poderão se inscrever graduados em curso de nível superior reconhecido pelo MEC e portadores de diplomas de cursos correspondentes fornecidos por instituições estrangeiras, devidamente convalidados no Brasil, conforme normas vigentes.

O processo de seleção tem três fases:

  1. avaliação do projeto de pesquisa (caráter eliminatório e classificatório);
  2. análise do currículo Lattes (caráter classificatório); e
  3. entrevista (caráter eliminatório e classificatório).

Fonte: G1.

Compartilhar

Últimas Notícias