O Zoom virou, oficialmente, a plataforma de reunião online mais popular entre as empresas. Mas não importa o software de videoconferência que você usa, é no mundo virtual que está acontecendo a maior parte das reuniões atuais. E seja no regime de home office ou em modelos híbridos de trabalho, esses aplicativos continuarão sendo um método proeminente de engajamento com outras pessoas.
Assim como seus equivalentes do mundo real – as reuniões presenciais -, as chamadas online são recursos poderosos para construir sua marca pessoal com pessoas que podem ser importantes para a sua carreira. Por outro lado, o mau uso dessas ferramentas é capaz de prejudicar a sua imagem.
Se você não quer parecer um profissional amador, que não leva a reunião a sério ou não tem interesse em estar lá, fique longe dos 9 comportamentos relatados na galeria de fotos a seguir:
1. Agir como um novato
A hora de parecer amador em relação à tecnologia já acabou. Todos esperam que você seja, pelo menos um pouco, habilidoso para liderar ou participar de reuniões online. Existem alguns princípios básicos que não são negociáveis, como gerenciar seu microfone quando você está no modo mudo – sem deixar para a leitura labial aquela declaração poderosa – e dominar os recursos básicos das plataformas.
2. Apelar para a autopromoção
Quando você quiser enviar uma mensagem sutil sobre suas realizações, certifique-se de não se gabar em público. Aquela cópia estrategicamente colocada de seu último livro (ou quem sabe uma estante inteira cheia das suas obras), uma parede inteira com seus diplomas ou qualquer outra coisa que você esteja usando para tentar se exibir vai transformar a reunião num momento de ostentação descarada. Evite a tentação de se vender por meio das suas ações passadas. Isso não transmitirá a mensagem certa.
3. Pensar que você está em uma sala de reuniões
Se você está no Zoom, é porque não está em uma sala de reuniões física. Para se destacar online, é preciso conhecer e compreender as diferenças entre esses dois ambientes. A principal delas é o fato de que as pessoas estão assistindo você em uma tela de 13 polegadas ou em seus telefones. Isso significa que, se você estiver usando slides, precisará torná-los adequados para dispositivos pequenos. Aumente o tamanho da fonte, reduza as palavras e amplie as mídias interativas.
4. Compartilhar sua reunião com um liquidificador
O som de um frappuccino sendo batido não é a trilha sonora ideal para sua contribuição em uma reunião. Todos sabemos que o novo modelo do trabalho envolve pessoas distribuídas pelos escritórios da empresa, pelas suas próprias casas e no chamado terceiro ambiente (como um café, por exemplo). Essa mudança de ambiente é ótima, mas não quando o som de um liquidificador ou conversas de fundo abafam sua fala durante a reunião. Um simples par de fones de ouvido resolverá esse problema.
5. Estar em ambientes inadequados
Quando você está fazendo a reunião da sua casa, muitas vezes a maior preocupação é com o ruído ambiente, mas é preciso levar em consideração que nem todos os cômodos são um bom cenário. Existem três lugares onde você nunca deve estar nesse momento: no seu quarto, na cozinha e no banheiro. Alguns podem argumentar que esses são os espaços mais importantes da casa, mas, ainda assim, eles não são os locais certos para suas reuniões online. No entanto, uma pesquisa da Craft Jack descobriu que 66% dos entrevistados trabalharam em suas camas e 37% estão operando no mesmo quarto que seus parceiros. Áreas como corredores movimentados ou de tráfego intenso também são ruins. Se você ainda não fez isso, é hora de criar um espaço próprio para todos os seus encontros digitais.
6. Ser multitarefa
No interior da sala de reunião do escritório, as chances de você fazer outras tarefas enquanto alguém fala na sua frente são menores. E vamos falar a verdade: é muito fácil que os outros controlem o que você está fazendo. Durante uma videoconferência, no entanto, ser um profissional multitarefa é quase sempre tolerado ou esperado como um sinal de eficiência. Mas não faça isso. Afinal, as demais pessoas podem vê-lo (se estiver pensando em desligar a câmera, consulte o próximo item desta lista). Ao escrever aquele e-mail enquanto finge estar presente na reunião, você parece desinteressado, distraído e indelicado. E acaba não fazendo nenhuma das tarefas muito bem.
7. Desligar a câmera
Você não pode deixar sua marca se for invisível. Dizer isso já é o suficiente.
8. Derreter no seu plano de fundo
Ao escolher um plano de fundo virtual na lista de opções do Zoom, do Microsoft Teams ou do Google Meet, você está dizendo algo sobre sua imagem pessoal. Colocar uma placa de circuito pode mostrar às pessoas que você é técnico, enquanto selecionar uma foto de uma galeria de arte comunica sua paixão pela criatividade. Mas quando você escolhe qualquer um desses planos de fundo sem equipar seu cômodo com uma tela verde, a mensagem que você deixará será outra, e ela não construirá sua marca de uma forma positiva. Sem esse tipo de equipamento, o contorno da sua cabeça começa a se misturar com o fundo, resultando em uma aparência estranha. Se for usar esse recurso, o melhor a fazer é obter uma tela verde. Elas são baratas e portáteis, além de se tornarem um elemento básico do trabalho moderno.
9. Compartilhar toda a sua tela
Ao compartilhar sua tela, escolha a opção “compartilhar uma janela” e não a tela inteira, pois você pode revelar acidentalmente que está comprando um carro novo ou assistindo a um episódio de “The Bridgertons” na Netflix. Não faça com que seus colegas questionem como você realmente está gastando seu dia de trabalho.
A reunião online veio para ficar. Evite esses destruidores de credibilidade para que o Zoom se transforme em um combustível para acelerar sua carreira.
Foto em Destaque: Westend61/Getty Images
Fonte: Forbes