A especialista brasileira em software de gestão empresarial Sankhya anunciou nessa terça-feira (2) a aquisição majoritária da Lincros, empresa catarinense de soluções de gestão logística com IA. O objetivo da compra é integrar as soluções da empresa comprada ao EIP (Enterprise Intelligence Platform) da Sankhya, de modo a que os clientes da empresa tenham acesso a um novo conjunto de soluções.
O valor do negócio não foi revelado. É a segunda compra da Sankhya em 2025 – a primeira, da startup de marketing digital Flowbiz, ocorreu em maio – e a décima de sua história. O movimento faz parte de uma estratégia de expansão e amplificação de portfólio, segundo a própria compradora.
Leia também: Accenture adquire The Highlands Consulting Group
“O cenário logístico é um dos principais fatores que prejudicam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global. Ao integrar um TMS robusto diretamente no ecossistema Sankhya, oferecemos uma solução efetiva para este desafio estrutural”, explica em comunicado Felipe Calixto, CEO da Sankhya, ao justificar a aquisição.
A empresa cita dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), segundo os quais os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023. Desse total, o transporte representa 9,3% do PIB, com gastos que ultrapassaram R$ 940 bilhões em 2024, aumento de 7% em relação ao ano anterior. No Brasil, 62,2% do transporte de mercadorias é feito por rodovias, bem acima do índice de países desenvolvidos.
“Esta união com a Sankhya aumenta nossa capacidade competitiva no mercado e expande nossas possibilidades de investimento em tecnologia. Agora podemos acelerar o desenvolvimento de nossas soluções de inteligência artificial para logística e ampliar nossa atuação em novos mercados”, diz André Luiz Jacinto, CEO da Lincros.
Fundada em 2013 em Blumenau, Santa Catarina, a Lincros desenvolve soluções para gestão logística, abrangendo desde a contratação de transportadoras até o gerenciamento de veículos e validação de fretes. Tem 230 clientes, especialmente de médio e grande porte, incluindo Bauducco, Stellantis, Kibon, Elgin e outras.
A Sankhya prevê um investimento futuro de mais de R$ 200 milhões até 2026 em M&A para complementar o portfólio em Big Data, compliance, logística e fintech.
Fonte: IT Fórum.
Foto: Divulgação