Atrair clientes

7 formas para atrair clientes. Descubra aqui!

Como atrair clientes? Esta pergunta é feita por profissionais de marketing, empreendedores e vendedores todos os dias.

Você já deve ter ouvido falar de algumas formas tradicionais de atrair clientes, mas nesse artigo você vai descobrir como uma inovadora estratégia de marketing digital criada no começo do século XXI irá revolucionar a forma como sua empresa faz marketing e vendas.

Se prepare, a revolução vai começar!

Atração de clientes ao longo da História

Uma das profissionais de marketing digital mais respeitadas do Brasil revela:

A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles. [Martha Gabriel]

E para atrair clientes precisamos fazer marketing. Esta disciplina da gestão empresarial é responsável por criar um produto ou serviço que esteja dentro das expectativas de determinado público-alvo.

Depois crie canais de comunicação com este público para que ele seja atraído por você, pois você tem o que seu público quer.

Ok, mas Marketing como conhecemos hoje não é novo. Sua forma atual surgiu nos anos 40, após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas se viram frente ao aumento da concorrência, e começaram a teorizar sobre como atrair clientes e “vender a qualquer custo”.

Desde muito tempo, profissionais estão criando novas formas de se fazer Marketing. Mas com o advento da Internet e suas poderosas ferramentas, surgiu por volta do ano 2000 uma nova e poderosa estratégia de atração de clientes chamada, Inbound Marketing.

Inbound Marketing – Marketing de atração

Não é por acaso que o Inbound Marketing é também chamado de Marketing de Atração. Esta grande sacada de marketing veio alinhar as estratégias de captação de clientes ao interativo e comunicativo século XXI.

O que antes era feito de forma manual, hoje pode ser escalado por meio de automação. Antes a comunicação estava as mãos de poucas e poderosas empresas donas das grandes mídias como TV, rádio e revista. Hoje qualquer pessoa ou empresa pode criar um Blog Corporativo e começar a produzir conteúdo.

Como pode perceber, sua empresa pode começar a atrair clientes sem lançar mão de grandes recursos financeiros, e ainda atingir seu público-alvo de maneira cirúrgica. Então vamos ao que interessa…

As 7 estratégias poderosas para atrair clientes pela Internet

Agora que você já compreendeu a lógica do Inbound Marketing, podemos dar as dicas de como atrair clientes de várias maneiras diferentes utilizando cada uma de suas 7 estratégias. Vamos a elas!

#1 Como atrair clientes usando Blog Corporativo

Vamos começar com a frase épica e infinitamente compartilhada de nada menos que Bill Gates:

Conteúdo é rei. – Bill Gates (Fundador da Microsoft)

A frase do bilionário toca no ponto mais importante hoje da Internet: todo mundo está atrás de conteúdo. Conteúdo é a moeda de valor do ambiente digital, e se seu blog corporativo oferecer este conteúdo para as pessoas de forma frequente e com alta qualidade, você irá atrair clientes naturalmente para seu website.

Para deixar claro como funciona a lógica deste processo, veja como atrair clientes com o Blog.

Blog Corporativo no passo a passo

  1. O potencial cliente tem um “problema” ou “desejo”;
  2. Ele faz a busca sobre o assunto no Google;
  3. O website da empresa aparece nos resultados não pagos;
  4. O usuário clica e cai em um artigo falando sobre seu “problema”, e como solucioná-lo;
  5. O usuário gosta tanto do conteúdo que cadastra seu e-mail para receber mais conteúdos da empresa;
  6. O lead começa a receber uma sequencia e-mails disparados automaticamente pela empresa (mas de forma cordial e pessoal) nutrindo-o de conteúdo;
  7. A nutrição ensina o lead a descobrir um problema, ensina-o as possíveis soluções, e depois apresenta a empresa como uma ótima solução;
  8. Depois de ler e-mails e artigos, o usuário decide solicitar um contato sobre o produto dela, pois resolve o problema de uma maneira mais vantajosa do que ele fazer isso sozinho.
  9. Os dados do usuário cai no pipeline de vendas da empresa, e se torna uma “Oportunidade de Negócio”;
  10. O vendedor entra em contato com este prospect, mas não precisa explicar o produto, pois os próprios artigos que o usuário leu leu já fez isso por ele;
  11. A chance deste vendedor vender para este prospect é 8x maior do que para um contato que não passou por estas etapas de aquecimento;
  12. Venda concretizada!

Considerações sobre Blog Corporativo

Compreendeu como funciona uma estratégia de Blog Corporativo para atrair clientes? Esta estratégia é poderosa, e tem a cara do nosso tempo.

A boa notícia é que todo este processo pode ser pensado estrategicamente, prevendo resultados escaláveis! O poder de um blog corporativo bem feito é imenso.

#2 Como atrair clientes usando Mídias sociais

Para atrair clientes usando o Facebook, Twitter ou Linkedin a palavra de ordem é “Converse com eles!”.

E para conversar com alguém de forma agradável e gerando valor, precisamos compreender o modo de pensar e interesses delas. Interagir é uma tarefa que demanda tempo, cuidado, e uma boa dose de análise da psicologia da sua persona (vou escrever um artigo sobre personas em breve!).

Munidos deste entendimento da sua persona, crie o que chamamos de Calendário de Conteúdo mensal, com Posts diários, que serão suficientes para engajar seu público em torno da sua marca.

Uma boa dica é separar cada dia da semana para falar de um assunto específico. Desta forma, você torna a semana uma jornada interessante para as pessoas. E quanto mais interessante você for, mais irá atrair clientes!

#3 Como atrair clientes com Otimização do seu Website (SEO)

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Ferramentas de Pesquisas são técnicas e estratégias para o seu website esteja nos primeiros lugares nos resultados do Google ou Bing.

Atrair visitantes para seu website é diretamente proporcional à capacidade de seu conteúdo atender a uma busca específica do usuário.

Se seu website, além de um excelente conteúdo, tiver qualidade técnica para atender às exigências do Google, o rankeamento nos resultados da pesquisa será um sucesso.

Caso queira saber como fazer isso, leia o artigo SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados.

#4 Como atrair clientes com Materiais Ricos Gratuitos

Tendo em vista que as pessoas estão em busca de conteúdos ricos, didáticos e que resolvam um problema específico delas, nada melhor do que estruturar tudo isso em um Material Rico Gratuito.

Há muitas formas de Materiais Ricos. Veja abaixo:

  • Ebooks – uma publicação completa sobre um determinado assunto que seja de interesse do seu cliente
  • Webinars (Web-based Seminar) – são seminários feitos através de vídeos online, pelo Youtube ou Hangout. Tem o intuito de compartilhar conhecimento com seu target, gerando muito engajamento e credibilidade.
  • Guias – “como usar…”, “como fazer…”, etc, práticos e eficazes.
  • Infográficos – este recurso é interessante pois as pessoas conseguem assimilar um conteúdo de forma muito visual e didática, sendo amplamente compartilhada.
  • Vídeos – uma forma fácil de absorver conteúdo, as pessoas preferem clicar em um vídeo a ler um artigo, por exemplo.

Depois que criar Materiais Ricos, disponibilize-os em seu website através de Landing Pages (falarei no próximo tópico).

O usuário aceita deixar seus contatos tranquilamente em troca de informação valiosa. Com a divulgação certa, seus Materiais Ricos atrairão os clientes certos rapidamente.

#5 Como atrair clientes usando Landing Page (Página de Destino)

As Landing Pages são páginas de destino de uma determinada ação de marketing digital. Elas servem para captar o contato de um usuário anônimo da forma mais eficiente possível.

Eles contém um conteúdo rápido e um formulário de cadastro, e tem um único objetivo: uma “conversão”. Esta conversão ocorre quando um usuário anônimo passa a ser um “lead”, um contato com nome, e-mail, telefone, etc.

As conversões podem ser:

Diretas

  • O usuário se cadastra para fazer uma compra em um e-commerce.
    Indiretas
  • O usuário se cadastra para baixar um Material Rico gratuito da empresa, como um Ebook.

#6 Como atrair clientes utilizando E-mail Marketing

Após a conversão, você geralmente terá o e-mail do usuário para se comunicar com ele.

Quando há autorização, manteremos o lead atualizado através de disparos e-mails marketing – que são mais eficazes do que as redes sociais para engajar o público.

Geralmente quando comento de uma estratégia de e-mail marketing vejo 2 reações básicas:

1a reação: “Legal, Alex! Eu até comprei uma lista de 1.000.000 e-mails de um cara da Internet, e já disparo propagada pra todo mundo semanalmente!”

Daí eu penso: “Lá vamos nós de novo…” :/

Sendo bem direto, não podemos fazer isso por 4 motivos:

  1. SPAM é errado;
  2. SPAM não funciona adequadamente;
  3. SPAM é insustentável no médio e longo prazos;
  4. e o pior…SPAM mancha a imagem da sua marca.

SPAM é péssimo para seus negócios! NÃO é disso que estamos falando quando sugerimos uma estratégia de e-mail marketing para atrair clientes. Mas tem uma segunda reação inversa à primeira…

2a reação: “Puxa, Alex, eu esperava mais de você. Não gosto de e-mail marketing, pois não quero fazer SPAM.”

Nessa hora eu dou aquele sorriso!

Sim, todos nós recebemos dezenas de SPAMs por dia, e eles são enlouquecedores! Por isso mais uma vez digo…

>>> Nunca faça SPAM!!! <<<

SPAM é para empresas amadoras, que se valem do Marketing de Interrupção (lembra?), que empurra produtos que as pessoas não estão interessadas através de propagandas chatas.

Para você que está lendo este artigo, que quer fazer as coisas do jeito certo e estratégico, faça e-mail marketing. Mas faça da forma correta, usando as melhores práticas de uma boa, cordial e vendedora estratégia de e-mail marketing.

#7 Como atrair clientes fazendo Análises métricas

Seu website possui o Google Analytics configurado? Se não possui, faça isso o mais rápido possível.

Ferramentas como o Google Analytics, RD Station, Hubspot, etc, fazem a captação e mensuração dos dados de tudo o que acontece no ambiente digital de sua empresa. E a análise deste dados é fundamental para poder otimizar todo o processo para que atraia cada vez mais clientes.

A análise tem a função de medir o que funcionou e o que não funcionou em uma campanha. Ela é executada a partir de gráficos, planilhas e relatórios.

Deve-se analisar o perfil do público que visitou seu website, tempo de permanência, horários de picos de acesso, quantos cliques os anúncios e publicações receberam e quantos destes cliques resultaram em compras, ou solicitações de propostas.

Acesse aqui o site do Google Analytics, e peça para seu webmaster configurá-lo o mais rápido possível.

Recapitulando

Agora você já sabe como atrair clientes utilizando a internet: faça Inbound Marketing!

#1 Publique conteúdos ricos em seu Blog Corporativo

#2 Converse com seu público nas Mídias sociais

#3 Otimize seu Website e Blog para subir nos resultados do Google

#4 Elabore um material rico (um eBook) e disponibilize gratuitamente

#5 Converta os usuários em leads usando Landing Pages

#6 Use o E-mail Marketing para se relacionar com eles

#7 Faça Análises periódicas dos resultados, e reinicie o processo!

Usando as técnicas acima, sua empresa irá criar uma verdadeira Máquina de Geração de Leads, atraindo clientes em escala, e entregando para o time de vendas futuros clientes que já conhecem seu negócio, e estão prontos para uma abordagem comercial.

Sabendo como atrair clientes usando estas 7 estratégias poderosas, basta preparar bem seu time de vendas. Seu telefone e e-mail irão lotar!

Até a próxima!

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