Mindsight recorre a analytics e algoritmos que geram previsões para o RH das empresas. Software também alerta sobre defasagens salariais
A startup de inteligência em Recursos Humanos Mindsight lançou no último dia 11 de agosto um software com funcionalidades inéditas que promete um novo nível de previsibilidade para o RH das companhias.
De acordo com a startup, o chamado Full Analytics usa algoritmos de Inteligência Artificial capazes de gerar previsões para as empresas, antecipando pedidos de demissão e alertas de defasagens salariais, além de indicação de novos talentos internos e classificação dos níveis de performance dos colaboradores.
“Atualmente, o setor de Recursos Humanos das empresas utiliza diversos sistemas para a gestão dos funcionários, cada qual com sua função e sem serem integrados. Como essas plataformas não conversam entre si, os profissionais não conseguem fazer análises mais complexas nem perceber correlações estatísticas entre os dados coletados”, destaca a Mindsight. “É aí que o Full Analytics entra”, complementa.
Como funciona
A plataforma de gestão de pessoas se alimenta dos dados que as empresas utilizam para possibilitar análises de dados antes não correlatos, como ‘engajamento x performance’ e ‘possível turnover x defasagem salarial’. Por meio de algoritmos próprios e customizáveis, aliados à Inteligência Artificial e machine learning, a plataforma gera previsões que apoiam a gestão dos funcionários.
Hoje, a plataforma conta com quatro alertas-padrão: risco de turnover/desligamento; alta/baixa performance; possível talento e salário defasado. Segundo a Mindsight, o compliance das informações é garantida devido à criptografia dos dados.
Outra funcionalidade do software é levar as análises e previsões geradas para todos os gestores na ponta. Normalmente, as informações que as empresas possuem chegam apenas na diretoria, não sendo utilizadas de forma efetiva. O Full Analytics garante que os dados cheguem em quem realmente tem poder de atuação neste caso.
“Percebemos essa defasagem generalizada no mercado e nos propusemos a criar um software capaz de integrar e cruzar todas as informações geradas no departamento de capital humano das empresas. O resultado é uma plataforma inédita no Brasil que permite tomadas de decisões assertivas e maior inteligência na gestão de pessoas com base em análises de dados e alertas preditivos,” explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.
Eficácia
De acordo com a startup, testes reais mostraram a eficácia da plataforma. Como o exemplo do índice de turnover, durante um período de seis meses, o algoritmo acertou 81% das pessoas que se desligaram da empresa avaliada, afirmou a empresa.
Fundada em 2015, a Mindsight está presente em sete países, e soma mais de 250 empresas como clientes. O serviço de People Analytics já possui três grandes clientes, todos do setor financeiro: XP Inc., Stone Pagamentos e Trinus Capital.
“A Mindsight pretende criar algoritmos pré-setados no futuro, definidos de acordo com a indústria e características do cliente. Isso permitirá a geração de inteligência já em um primeiro momento para clientes de menor porte, acelerando a implementação e diminuindo o custo de set up”, explicou a startup.
Fonte: CIO