O protótipo da roupa SenseWear, além de ajudar na melhora dos movimentos dos exercícios do treinamento físico das pessoas, ainda poderá coletar dados sobre velocidade, temperatura, batimentos cardíacos, gastos calóricos, dentre outros.
A Startup SenseWear é uma empresa que desenvolveu um protótipo de uma roupa sensorizada com o intuito de ensinar as pessoas a fazerem os movimentos corretos na hora dos treinamentos físicos, seja na academia ou por conta própria. A roupa, batizada de SenseWear, o mesmo nome da Startup, utiliza-se da tecnologia de inteligência artificial pautada na aprendizagem de máquina (Machine Learning).
Os sensores colocados nas roupas servem para coletar dados e movimentos das pessoas que estão realizando exercício físico de forma correta, fazendo com que essas informações sejam transferidas para um aplicativo exclusivo da SenseWear e armazenadas em um banco de dados. Assim, os usuários poderão utilizar o aplicativo e a roupa com sensores para monitorar e replicar os movimentos corretos dos exercícios, evitando riscos de lesões e melhorar o desempenho do treinamento físico.
Demonstração de uso dos sensores (presos às pernas da usuária). Ao lado esquerdo no canto inferior, tela do aplicativo coletando os dados dos movimentos do treinamento físico. Foto: Divulgação.
Os benefícios da roupa e do aplicativo SenseWear poderão ser inúmeros, bem como, o produto poderá ser usado em diversas áreas, com diferentes finalidades. Espera-se poder utilizar a SenseWear em áreas médicas, tais, como, na fisioterapia, auxiliando médicos e pacientes no processo de recuperação de lesões; como também, em esportes de alto desempenho, realizando a coleta de dados e melhorando o rendimento do treinamento físico de jogadores de futebol, por exemplo.
Por se tratar de um protótipo, o produto ainda está em fase de testes, além de estarem sendo implementadas diversas outras melhorias para a finalização antes da disponibilização da SenseWear ao mercado. Dentre essas melhorias, destacam-se: tornar o equipamento à prova d’água, potencializar as baterias dos sensores, recarga mais rápida e vibração na roupa para indicar o erro de movimento em algum exercício. Porém, a coleta de dados do aplicativo poderá coletar informações sobre os usuários que estão se exercitando, analisando velocidade, tempo, temperatura, batimentos cardíacos, gastos calóricos e etc.
Sobre a Startup SenseWear
Segundo Mateus Rossato, um dos sócios-fundadores da SenseWear, doutor em Educação Física e professor da FEFF/UFAM, a experiência na startup está sendo incrível. “Unir conhecimentos da Educação Física (a fisiologia do exercício e a biomecânica do esporte) com outras áreas do conhecimento tecnológico (computação, aprendizagem de máquinas e inteligência artificial), tudo em prol da saúde das pessoas, está sendo fantástico. Tradicionalmente, o mundo fitness faz uso de tecnologias desenvolvidas fora do Brasil e o produto que a SenseWear se propõe a desenvolver vai na contramão desse processo. Acredito que temos condições de desenvolver tecnologias vestíveis capazes de reduzir o risco de lesões durante a prática de exercícios físicos e assim melhorar a qualidade de vida dos usuários. O motor motivador da SenseWear é a grande possibilidade de movimentos que o corpo humano pode realizar o que amplia muito as possibilidades da empresa”, destacou.
De acordo com Euler Guimarães, CEO da Startup SenseWear e empreendedor da área de tecnologia, a expectativa de crescimento do mercado fitness é muito grande, pois essa área soma movimentações estimadas em R$ 10 bilhões de reais e a tendência é crescer cada vez mais. “Queremos englobar tecnologia e educação física para melhorar o desempenho de treinamento de diversas áreas, como também, queremos distribuir nosso produto no mercado brasileiro e no mundo. Tem muita coisa ainda a ser explorada pela SenseWear e estamos trabalhando nisso a todo vapor, pois queremos desenvolver muito outros produtos relacionados à tecnologia e ao universo fitness e esportivo”, Euler finalizou.
Samsung Creative Startups Batch #5
A nascente SenseWear, recentemente, recebeu a aprovação no edital Samsung Creative Startups, programa de aceleração de startups da empresa em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o CCEI (Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação), em seu quinto lote (Batch #5). Com isso, a Startup deve receber ainda o aporte de R$ 200 mil reais para investir na empresa e, além disso, a oportunidade de interagir e trabalhar com profissionais da Samsung.
Para mais informações, acesse: www.sensewear.com.br.