“Tinder dos bolos” faz sucessos conectando clientes a confeiteiros

No Brasil, muitos empreendedores ainda atuam na informalidade. Dentre os setores com mais profissionais sem CNPJ, o da confeitaria se destaca. Para explorar esse mercado e ajudar a profissionalizar esses boleiros, surgiu a Vem de Bolo, uma plataforma que conecta empreendedores e apaixonados por bolos.

A empresa é resultado de uma parceria entre o empreendedor Pedro Santelmo e a Play Intellectual Capital, empresa de consultoria e desenvolvimento de startupsfundada por Thiago Bürgers.

O “Tinder dos bolos”, como a companhia se autodenomina, surgiu em 2017.

Para validar a ideia, foi montado um site em que tanto boleiros quanto consumidores preenchiam um formulário de pesquisa. Com as respostas, a empresa conseguiu mapear quem seriam as pessoas interessadas em vender e comprar da Vem de Bolo. Santelmo afirma que o investimento inicial foi baixo, mas não revela o valor. “Queríamos aprovar a proposta antes de investir alto”, diz ele.

Até o final do ano, a Vem de Bolo pretende ter 60 profissionais na plataforma (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de alguns meses com o site no ar, os empreendedores resolveram abrir a empresa. Em agosto de 2018, começou o desenvolvimento do site oficial e, desde janeiro deste ano, a página da companhia recebe pedidos.

O objetivo dos empreendedores era aumentar, por meio da tecnologia, a venda dos boleiros. “O mercado informal é muito grande, mas demora para incorporar as novas tecnologias”, afirma Santelmo.

Segundo o empreendedor, os boleiros têm quatro grandes “gargalos” que impedem seu crescimento: dificuldade para encontrar novos clientes, problemas na entrega, preços altos ao comprar insumos e falta de formação profissional. A Vem de Bolo tenta solucionar todos eles.

A Vem de Bolo fica com 16,2% dos bolos vendidos (Foto: Reprodução/Instagram)

O próprio site ajuda a resolver o primeiro problema. “Nós somos uma ‘vitrine’ em que os boleiros podem conseguir novos clientes”, diz Santelmo.

O segundo desafio é fazer a entrega dos bolos de forma segura e no horário marcado.

Quando abriu, a Vem de Bolo fez parceria com motoqueiros, mas não deu certo. “Os bolos são delicados, então as motos não eram uma boa forma de transporte”, afirma Santelmo. Agora, a empresa fez parceria com uma companhia que faz as entregas com carros.

Para solucionar os dois últimos problemas, a Vem de Bolo apostou na parceria com uma grande empresa do setor: a Nestlé. Os boleiros da empresa podem comprar os insumos da marca com desconto.

Além disso, eles recebem mentorias para ajudar na parte financeira e na gestão de marca. “Muitos não têm formação na área e precisam de ajuda para gerir o negócio”, afirma Santelmo.

A entrega dos bolos é feita pela Vem de Bolo (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar de a empresa já estar em pleno funcionamento, os sócios afirmam que ainda estão adaptando o modelo de negócio. “Escutamos os profissionais e coletamos seus feedbacks para atender todos da melhor maneira possível”.

Atualmente, a Vem de Bolo faz entregas na cidade de São Paulo. Há 42 boleiros registrados na plataforma.

Ao mesmo tempo, a empresa investiu em movimentos de expansão, atingindo toda a cidade de São Paulo com 42 boleiros. Até o final do ano, a Vem de Bolo espera ter 60 profissionais cadastrados.

No momento, a empresa já conta com 280 profissionais na fila de espera. “Nossa curadoria é muito criteriosa. Visitamos a cozinha e analisamos os candidatos antes de eles começarem a vender”, afirma Santelmo.

A empresa fica com 12% do faturamento dos bolos. No total, 300 pedidos foram entregues pelo serviço. A empresa não revelou seu faturamento.

Para 2020, o objetivo é levar a Vem de Bolo para outras capitais brasileiras.

Fonte: PEGN

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