A ilustração acima foi feita por um projetista da Bell Helicopter é expressa a ambição da empresa que, junto com a Uber, quer criar um mercado de compartilhamento aéreo de areonaves.
Nesta semana, a Bell Helicopter, em parceria com a Uber Air, unidade dedica aos projetos de carros voadores, deu um passo à frente ao apresentar projeto para táxis aéreos sob demanda.
O novo projeto de carro voador, foi demonstrado na CES, maior feita de tecnologia, que termina hoje, em Las Vegas. O protótipo para táxi aéreo voador leva até cinco pessoas.
A aeronave híbrida-elétrica é chamada de Nexus e, segundo a Uber, representa um passo importante em sua iniciativa para criar uma rede Uber Air sob demanda. A empresa planeja começar a testar os seus projetos de carros voadores em 2020 e lançá-los comercialmente em 2023.
A empresa fez parceria com vários fabricantes de aeronaves com tecnologia eVTOL, de decolagem e aterrissagem verticais, movidas a motores elétricos. Além da Bell Helicopter, as parcerias incluem as fabricantes Aurora Flight Sciences, Pipistrel, a brasileira Embraer, Mooney e Karem da Boeing.
Promessa de carros voadores acessíveis
A Bell Helicopter foi a primeira a exibir publicamente um modelo para produção em grande escala. Os demais parceiros apresentaram imagens conceituais, no evento Elevate Summit, realizado pela Uber no ano passado. A Embraer, por exemplo, apresentou o DreamMaker.
A Uber acredita que as VTOLs se tornarão uma forma acessível de transporte diário para as pessoas, ainda mais barato do que ter um carro, com custos comparáveis às taxas de compartilhamento de carona. Os locais iniciais de lançamento dos táxis voadores incluem Dallas, Los Angeles e um terceiro local ainda a ser anunciado.
Vários outros eVTOLs estão em desenvolvimento em todo o mundo, incluindo o autônomo Vahana da Airbus, e o veículo mais avançado do fabricante chinês de drones Ehang, que levou jornalistas e dignitários locais em viagens em fevereiro de 2018.
Fim da era automotiva
Os críticos concordam em grande parte que um futuro de veículos autônomos está se aproximando. O veterano especialista em desenvolvimento de produtos da General Motors, Bob Lutz, afirmou, em entrevista a CNBC, que “estamos nos aproximando do fim da era automotiva”. Entretanto, a nova era do transporte aéreo apresenta uma série de novos desafios.
Fonte: StartSe