Foto: Reprodução

UFPA ofertará mais de 7 mil vagas para cursos de graduação

O Edital do Processo Seletivo 2025 (PS UFPA 2025) foi divulgado na última sexta-feira (4), pela Universidade Federal do Pará para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação presenciais da instituição. Neste edital, a UFPA oferta 7.468 vagas em cursos presenciais de graduação, além de 200 vagas reservadas e destinadas à pessoas com deficiência (PcD), sendo uma vaga para cada curso ofertado, somando um total de 7.668 vagas.

Para participar do OS UFPA, os interessados deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), que está com as datas de realização das provas para os dias 3 e 10 de novembro. A nota obtida no exame será utilizada para definir a classificação às vagas oferecidas.

As inscrições iniciarão às 14h do dia 15 de outubro, e se estenderão até às 17h do dia 13 de novembro de 2024. As inscrição deverão ser realizadas exclusivamente por meio da página do PS 2025, disponível neste link. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, deverá ser paga via boleto bancário, com prazo final até o dia 2 de dezembro de 2024.

Isenção da taxa de inscrição

A UFPA oferece isenção da taxa para candidatos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em escola pública ou que tenham sido bolsistas integrais em escolas privadas. A solicitação de isenção pode ser feita durante o período de inscrição, e recursos contra indeferimentos poderão ser apresentados entre 19 e 21 de novembro de 2024.

Distribuição de vagas

Seguindo as normas do MEC, a UFPA destinará 50% das vagas para a ampla concorrência e os outros 50% para candidatos oriundos de escolas públicas, incluindo estudantes do EJA e aqueles com certificação do Enem ou ENCCEJA.

Repescagem e reoferta

Em caso de vagas remanescentes, a UFPA poderá realizar chamadas extras por meio de repescagens e reofertas de vagas, garantindo que mais estudantes tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior. Essas medidas buscam otimizar a ocupação das vagas e ampliar o acesso à educação pública no estado.

Fonte: Dol.

Compartilhar

Últimas Notícias