Foto: Divulgação Sebrae

Usina de extração de óleo essencial de pau-rosa será construída em Maués

O Sebrae-AM entregou o licenciamento ambiental emitido pelo IPAAM à empresa Waikiru Essências da Amazônia LTDA, que permitirá a construção de uma usina de extração de óleo essencial de pau-rosa (Aniba roseadora Ducke) em Maués.

O óleo do pau-rosa, extraído da árvore de mesmo nome, é conhecido na indústria da perfumaria e também na medicina caseira devido ao seu conteúdo de linalol, utilizado como fixador de perfumes. A árvore é encontrada em municípios como Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuanã.

Em 2022, a Waikiru começou o plantio em Maués e atualmente já possui cerca de 11,3 mil árvores, com idade entre um e dois anos, distribuídas em 15,69 hectares.

A empresa iniciou a extração de forma sustentável do óleo para preservar as árvores para as futuras gerações. A técnica atual foca na extração das folhas, permitindo uma utilização mais ampla da espécie.

De acordo com Solange Cristina Rocha, proprietária da empresa, o certificado potencializará a construção de um negócio que pretende produzir óleos essenciais de pau-rosa, louro-rosa, capim-santo e priprioca, a partir de um manejo sustentável.

“É esse modelo de extração do óleo de pau rosa, feito de forma sustentável, respeitando a floresta e sem degradação, que pretendemos desenvolver em nossa Usina de Extração de Óleos vegetais essenciais.” afirmou Solange.

Fonte: Real Time 1.

Compartilhar

Últimas Notícias