Em plena pandemia, designer de produtos abriu o Urso Estúdio, com vendas totalmente online, e já colhe os primeiros resultados positivos.
Montar o próprio negócio sempre foi o desejo do designer de produtos Diêgo Penido, 30 anos, mas ele não planejava colocar o projeto em prática de imediato, embora já se dedicasse à ideia. Então veio a pandemia, a demissão da empresa na qual trabalhava e o insight: não era mais hora de esperar. Diêgo acelerou o processo, tirou o plano do papel e tornou o Urso Estúdio uma realidade, com uma coleção de produtos diferenciados voltados para pets e vendas 100% online.
“Me apaixonei por esse universo. Como estava trabalhando, era um hobby, um projeto paralelo. Não estava com muita pressa de lançar, mas estava desenvolvendo. Quando fui desligado, em março, passei duas semanas trabalhando em conteúdo para site e Instagram e lancei”, contou.
A história colocou o novo empreendedor como o personagem de outubro nas inserções do VAE nos intervalos da Rede Globo e da GloboNews (veja vídeo). A experiência de mais de 10 anos no varejo fez o designer definir o que queria – e o que não queria – em seu próprio negócio.
Um dos pontos fundamentais foi a definição dos fornecedores e dos profissionais que estariam com ele nesta jornada. Além de buscar pessoas que entendessem o conceito minimalista e a ideia de sustentabilidade, Diêgo quis que seus produtos nascessem de um trabalho humanizado, com afetividade.
“Percebi no varejo que o desenvolvimento do produto nacional foi diminuindo e a gama de produtos importados, aumentando. E um dos grandes prazeres que eu tinha no desenvolvimento era conversar com o fornecedor, conhecer as pessoas que estavam por trás. Fui desligado, mas, ao mesmo tempo, estava cansado de trabalhar para esse formato”, explicou.
A primeira coleção tem casinhas, camas e comedouros para pets que se misturam à decoração, integrando os itens dos bichinhos ao lar, sem deixar de dar conforto aos animais. O diferencial também está na qualidade do acabamento e da matéria-prima, com madeiras certificadas e tecidos de maior durabilidade.
“Fiz uma pesquisa profunda nesse universo e encontrei uma lacuna. O que existe, principalmente no mercado brasileiro, são produtos infantilizados, com estampas lúdicas, características que destoam da decoração da casa, ou do dono da casa”.
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Demitido, Diêgo ativa empreendedorismo e lança estúdio de marcenaria para pets — Foto: Divulgação
Novas coleções nos planos
Com o estúdio em estágio inicial, Diêgo Penido sabe que o negócio precisa amadurecer, processo que considera natural. A experiência até aqui tem trazido satisfação e inspira o microempreendedor a querer mais. Hoje, ele tem planos de aumentar a linha de produtos e conta com os clientes para traçar os próximos passos – quando lançou a loja, por exemplo, não imaginava que havia tanta demanda para cães de grande porte.
“Vai levar um tempo para trazer rentabilidade e um volume maior de vendas, mas estou bem satisfeito com o resultado”, destacou o design, que admite ter enfrentado momentos de insegurança e ansiedade antes de tirar o projeto do papel.
Por enquanto, embora não descarte parcerias com o varejo, o foco é seguir com as vendas pela internet, com entregas para todo o Brasil. A expansão aparece em outro ponto. Se depender do designer, os bichinhos de estimação não serão os únicos a usufruir de suas criações.
“Estou desenvolvendo novos produtos, não só para pets. Tenho outras paixões na vida. Quero desenvolver outras coleções de produtos, como utensílios para cozinhas, com artesãos do Brasil”, revelou.
Fonte: G1