Sete em cada dez Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) credenciadas na Amazônia nunca tiraram um projeto do papel.
O dado foi revelado na 79ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) da Suframa e acendeu um alerta sobre a baixa efetividade do sistema de ciência e tecnologia da região.
A reunião virtual foi conduzida pela coordenadora do Capda, Cristiane Rauen, e contou com representantes de ministérios, órgãos federais, indústria e governos da Amazônia Ocidental e do Amapá.
ICTs podem ser descredeciadas
Diante do cenário, entrou em debate a criação de uma regra de descredenciamento compulsório para instituições que, após três anos, não consigam captar recursos para desenvolver atividades.
A revisão das regras de credenciamento e acompanhamento de ICTs, incubadoras e aceleradoras também ganhou força na reunião.
Para os representantes, manter instituições sem resultados concretos enfraquece as políticas de inovação e compromete os objetivos de desenvolvimento regional.
Novos credenciamentos e ajustes no sistema
Mesmo com a preocupação em torno da baixa execução, o encontro aprovou novos credenciamentos.
Passam a integrar a lista de autorizadas o Campus Jaru do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – unidade Amazonas (IPT-AM) e o Instituto de Inovação e Tecnologia da Amazônia (IITA), em Manaus.
Por outro lado, o Instituto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia de Software (ICTS) perdeu o credenciamento por desempenho insatisfatório, enquanto o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) foi mantido.
Outro avanço foi a atualização do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PP4.0), que entre 2025 e 2027 contará com uma plataforma digital para prestação de contas de projetos, com recursos de automação e inteligência artificial.
A 80ª reunião do Capda também teve a data alterada: será realizada em 6 de novembro, antecipada em relação ao calendário inicial de dezembro.
Fonte: Real Time 1.
Foto: Reprodução


