Instituições não têm limites de projetos para concorrer ao PQA 2026

Participantes vão passar por seis etapas até a entrega do “Oscar da Qualidade”, que neste ano reforçou sua pegada ambiental

Em sua 33ª edição, o PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) terá como seu principal diferencial a possibilidade de as empresas e instituições inscreverem a quantidade de projetos que quiserem para concorrer ao “Oscar da Qualidade Amazonense”. Organizada pelo Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), a premiação também está fortalecendo sua pegada ambiental. As regras do edital foram apresentadas ao público durante a cerimônia de lançamento do PQA 2026, realizada nesta quarta (11), na sede da Fieam.

O evento foi aberto pelo empresário e diretor da Fieam, Irani Bertolini, que representou o presidente da entidade, Antonio Silva. Compondo a mesa, estavam a coordenadora do PQA, Erlen Montefusco; a gerente de Operações da Flex, Valéria Valente; e o diretor de Operações da Visteon Manaus, Marcelo Batista. Os dois últimos representavam “Empresas Diamante”– o nível mais alto de reconhecimento em excelência de gestão, e referência de desempenho, sustentabilidade e maturidade nos processos organizacionais.

“Qualidade é parte atuante da história da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Fundado e mantido por nossa entidade, esse programa nasceu com a missão de ser o alicerce para o desenvolvimento industrial e o motor do crescimento econômico da nossa região. Desde nossa primeira premiação, em 1994, já celebramos a marca de mais de 800 organizações reconhecidas, mediante avaliação de mais de 1.000 profissionais voluntários. O PQA não é apenas uma entrega de troféus, mas um catalisador para o progresso. Trilhamos um caminho de excelência e estamos impulsionando o futuro do Amazonas”, ressaltou Irani Bertolini.

“Vamos vivendo o Prêmio Qualidade Amazonas ano após ano e vamos fazendo muito mais do que parcerias: vamos criando laços. Hoje, é o programa mais antigo e relevante do Brasil. Temos muito do que nos orgulhar”, enfatizou Erlen Montefusco.

“Nossa missão é incentivar o uso desses modelos sistêmicos, para que sejam aplicados da melhor forma possível nas organizações. Nossa missão é sermos um referencial nacional e o PQA é a referência de programa de qualidade. Além disso, reconhece a excelência em todos os segmentos e em toda a região Norte: já premiamos organizações no Acre, Roraima, Rondônia, Pará. Somos Qualidade Amazônia”, acrescentou.

Cronograma e regras
O cronograma deste ano começa com o treinamento das organizações, de 11 a 13 de março. Entre os dias 13 e 17 do mesmo mês, haverá o curso de preparação e a banca examinadora. A entrega dos relatórios está marcada para 12 de junho, e a divulgação do relatório da primeira fase do PQA 2026 ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Entre 6 de julho e 18 de setembro, serão realizadas visitas às organizações classificadas. Em 25 de setembro, será divulgado o relatório da segunda fase. Entre 9 e 12 de novembro, serão realizadas a 27ª Mostra da Gestão e a 5ª Feira da Qualidade. O processo culmina com a cerimônia de entrega do “Oscar da Qualidade”, no Qualishow 2026.

Estão habilitadas à disputa organizações privadas e públicas; nacionais ou estrangeiras; sociedades de economia mista, abertas ou não, e até mesmo unidades autônomas de uma organização maior. a organização deve estar adimplente com suas obrigações legais junto aos órgãos de arrecadação do governo. Essa participação ocorre por duas modalidades: “Processo” e “Gestão”.

Na modalidade de “Processo”, a organização participa por meio do seu Grupo de Trabalho, responsável pela criação e implementação de um projeto de um ou de mais temas, sendo que em 2026 não haverá limite de projetos por tema. Pode ser um projeto voltado resolução de um problema com implementação de melhoria; de inovação; ou de desenvolvimento sustentável. As categorias envolvidas são as de “Grande Organização”; “Média Organização”; “Micro e Pequena Organização”; “Governamental”; “Sem Fins Lucrativos”; “Educação” e “Saúde”.

Na modalidade de “Gestão”, a organização participa como um todo, através da elaboração de um Relatório da Gestão utilizando metodologias desenvolvidas nacionalmente, tanto para o setor privado quanto para o setor público. Para as categorias de “Grande Organização”; “Média Organização”; “Micro e Pequena Organização”; e “Sem Fins Lucrativos”, os critérios de avaliação são os de “Compromisso com a Excelência – 250 pontos” (que reconhece e incentiva a melhoria contínua da gestão) e o de “Rumo à Excelência – 500 pontos” (nível de maturidade para organizações que já possuem práticas de gestão estruturadas). Para as organizações públicas, há o “Instrumento de Avaliação de Gestão Pública – de 250 a 500 pontos”.

Apoios e informações
Desde 1994, o PQA vem sendo realizado pelo Programa Qualidade Amazonas do Dampi/Fieam. O evento conta com apoio institucional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), e do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A iniciativa privada também integra esse esforço.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Programa Qualidade Amazonas – PQA, ou pelo site www.pqa.org.br, que disponibiliza a ficha de inscrição, regulamentos e instrumentos de avaliação.

O período de inscrição é de 11 de fevereiro a 12 de junho de 2026. A candidatura somente será efetivada após a entrega ou envio de ficha de Inscrição (não será permitida a alteração dos nomes dos membros do projeto após a entrega do RP ou RG); comprovante de pagamento da taxa de inscrição; uma única cópia em mídia do Relatório de Processo e/ou do Relatório da Gestão; e quatro vias originais impressas e encadernadas do Relatório do Processo e/ou da Gestão.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (92) 3186-6640/ 3186-6642.

Assessoria de imprensa:
Ed Blair (98507-2716)

Fotos: Divulgação/Fieam

Fonte: Dampi/Fieam.

Compartilhar

Últimas Notícias