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E-commerce brasileiro cresce 1.200% nas MPEs e Amazonas lidera Norte com móveis e celulares

As micro e pequenas empresas (MPEs) do Amazonas destacaram-se no comércio eletrônico em 2024 com a venda de móveis, complementos alimentares e celulares.

Os dados fazem parte da terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com informações da Receita Federal.

Apesar da diversidade de produtos oferecidos pelas MPEs da Região Norte, a participação da região no total das vendas nacionais pelo e-commerce foi de apenas 0,6% no ano passado.

No recorte do consumo, a região respondeu por 3,4% das compras realizadas pela internet, confirmando a desigualdade de acesso e oferta no comércio eletrônico. O Sudeste concentrou 77,2% das vendas e 55,9% das compras online em 2024.

Pará, Amapá, Acre e Roraima revelam perfil diversificado nas vendas online

Outros estados nortistas também apresentaram produtos característicos. No Pará, o destaque entre as MPEs foi o purê de açaí, seguido de tijolos e celulares.

No Amapá, motores, bicicletas e celulares lideraram as vendas. Em Rondônia, os pequenos negócios comercializaram geradores fotovoltaicos, madeira e ração animal.

Em Roraima, os itens mais vendidos foram madeira, ventiladores e tubos plásticos. No Acre, destacaram-se acentos estofados, artigos de joalheria e móveis.

Brasil movimenta R$ 225 bilhões e MPEs crescem 1.200% em cinco anos

No Brasil, o comércio eletrônico com emissão de notas fiscais movimentou R$ 225 bilhões em 2024, alta de 14,6% em relação ao ano anterior e de 311% nos últimos cinco anos.

As MPEs responderam por 30% desse total, com vendas que saltaram de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024, crescimento de 1.200% no período. Para empresas de médio e grande porte, o aumento foi de 220%, de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões.

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, atribuiu o desempenho à retomada econômica após a pandemia e às políticas de redistribuição de renda.

“De um lado, esses números refletem as novas dinâmicas do mercado; de outro, o ritmo crescente de expansão da economia brasileira de 2023 para cá, muito acima daquilo que todos os analistas esperavam. Quando o presidente Lula assumiu o governo, a expectativa de crescimento econômico era de 1,6%; e o PIB cresceu 3,2%, com a taxa de desemprego batendo a mínima histórica. Em 2024, o PIB cresceu 3,4% quando, a expectativa de crescimento era 0,9%, e a taxa de desemprego bateu de novo a mínima histórica de 6,6%, com o crescimento da massa de rendimento”, afirmou Moreira na apresentação do painel.

Entre os produtos mais vendidos nacionalmente em 2024 destacam-se celulares, livros, refrigeradores, televisores e complementos alimentares. Já entre as MPEs, obras de plástico, alimentos, livros, peças de motocicleta e calçados lideram o ranking.

Desde 2023, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolvem políticas de desconcentração regional do e-commerce.

O programa E-Commerce.BR, voltado às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, selecionou 20 projetos para mentorias. Nove deles receberão R$ 380 mil, e três seguirão para uma fase de escala em 2026, com aporte adicional de R$ 500 mil.

Fonte: Real Time 1.

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