Empresas de tecnologia correm para desenvolver o “metaverso”

Conceito que pode levar mais de uma década para ser totalmente realizado, exigirá cooperação entre gigantes da tecnologia

Facebook mudou seu nome na semana passada para Meta Platforms para sinalizar seu foco no chamado “metaverso”, um ambiente de interação virtual com recursos de realidade virtual e aumentada, que acredita ser o sucessor da internet atual.

Mas bem antes da apresentação da nova estratégia anunciada pelo presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, dezenas de empresas já estavam criando software e hardware que serão usados para ativar este metaverso no futuro.

O conceito, que pode levar mais de uma década para ser totalmente realizado, exigirá cooperação entre gigantes da tecnologia.

Em junho, a empresa de investimento Roundhill Investments criou um fundo negociado em bolsa (ETF) para rastrear e lucrar com o trabalho dos facilitadores do metaverso.

A plataforma de videogame Roblox Corporation, que se tornou pública este ano, prevê o metaverso como um lugar onde “as pessoas podem se reunir em milhões de experiências 3D para aprender, trabalhar, jogar, criar e socializar”.

A Roblox tem como objetivo fornecer aos usuários e desenvolvedores maneiras de criar mundos digitais.

O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse que a empresa está trabalhando para construir um “metaverso empresarial” à medida que os mundos digital e físico convergem em suas ofertas.

Enquanto isso, o responsável pela plataforma de videogames da MicrosoftXbox, Phil Spencer, falou sobre o planejamento de “um metaverso ou construção de realidade mista”.

O Facebook, que começará a operar como Meta Platforms em 1º de dezembro, disse que quer ser visto como uma empresa de metaverso, em vez de uma companhia de mídia social.

O grupo tem cerca de 3 bilhões de usuários e está investindo em realidade aumentada e virtual. A empresa também está construindo seu ambiente de realidade virtual Horizon.

A fabricante de chips Nvidia construiu sua plataforma Omniverse para conectar mundos 3D em um universo virtual compartilhado.

A empresa diz que o Omniverse, que é usado para projetos como a criação de simulações de edifícios e fábricas do mundo real, é a base sobre a qual os metaversos podem ser construídos.

Este ano, a controladora do Snapchat, Snap, mostrou seus primeiros óculos de realidade aumentada.

Enquanto isso, a gigante de tecnologia chinesa Tencent registrou muitas patentes relacionadas ao metaverso de seu site social QQ, de acordo com o South China Morning Post.

A Epic Games é a empresa por trás do fenômeno dos videogames Fortnite. A Epic também possui um importante sistema de desenvolvimento de jogos, o Unreal, usado para criação de videogames e outros efeitos visuais, como cenários de programas de TV.

O presidente-executivo da Epic, Tim Sweeney, tem defendido que o metaverso precisará ser um espaço comum participativo.

A Amazon.com, que é o maior fornecedor de serviços de computação em nuvem do mundo e tem várias ofertas de mídia, também é vista como uma potencial nova empresa que disputará espaço no mercado de metaversos.

Foto: Freepik/tirachardz

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar

Últimas Notícias