Foto: Freepik/@negoo-s

Filha de agricultores do Amapá é aprovada em 1º lugar para intercâmbio em Portugal

Regiane Castillo, de 39 anos, viu na educação a chance de mudar de vida. A moradora do município de Amapá, distante cerca de 303 de Macapá, estuda Engenharia Agronômica na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Campus Território dos Lagos, e agora embarca para Portugal, após passar em 1º lugar para um intercâmbio.

Na Europa, Regiane vai passar quatro meses realizando estágio e pesquisa no Instituto Mediterrâneo e na Universidade de Évora. Durante este período, ficará sob a supervisão da doutora em Solos, Luiza Coelho.

O intercâmbio será possível por meio de um programa financiado pela Ueap, com um investimento de R$34 mil por aluno. Ao falar da conquista, a estudante destaca que sempre buscou abraçar todas as oportunidades, acreditando que seria recompensada no futuro.

“Vi na educação a única saída para mudar de vida. Então, sempre me dediquei aos meus estudos. Abracei todas as oportunidades de aprendizado. E com esse intercâmbio tenho a sensação de que todos os esforços valeram a pena”, disse Regiane.

A estudante embarcou nesta quinta-feira (20) para Belém (PA) e, de lá, deve seguir para Lisboa. Na mala, o sentimento de gratidão se confunde com a saudade de casa.

“A ausência do convívio da família é onde o coração mais aperta. Mas estou muito grata pela oportunidade que minha universidade Ueap está me proporcionando”, relembrou.

Do Amapá para novos horizontes

 

Filha dos agricultores Teodora e Rosinaldo, moradores do Assentamento do Piquiá, no interior do município de Amapá, Regiane carrega consigo raízes de uma comunidade que tem como sustento o campo.

Foi na roça que ela teve o primeiro contato com a área agrícola e foi lá também que ela entendeu que poderia transformar a sua realidade e a da família por meio dos estudos. Mãe de três filhos, Regiane estudou na escola Família Agrícola do Pacuí e é atualmente formada em técnica agropecuária.

Além do intercâmbio, a expectativa é que a estudante e a turma concluam a graduação ainda em 2025.

Fonte: G1.

Compartilhar

Últimas Notícias