Pesquisa da VAGAS.com revela ainda maior interação por parte das empresas com os participantes durante o processo de recrutamento e seleção
A maioria dos candidatos gostaria de se sentir acolhido em relação às empresas ao longo dos processos seletivos. É o que revela levantamento realizado pela VAGAS.com , empresa de soluções tecnológicas para recrutamento e seleção. De acordo com a pesquisa, 42% dos respondentes apontam “ser acolhido(a)” como a principal expectativa. Outros sentimentos indicados foram “ser compreendido(a)” (20%) e “ser apoiado(a)” (12%).
“Os dados evidenciados na pesquisa corroboram com a tendência dos RHs adotarem feedbacks, retornos ao final de cada fase do processo. Para isso, é fundamental que as empresas garantam transparência e clareza ao longo das etapas, visando tornar a jornada de contratação mais empática e inclusiva possível”, avalia Leonardo Vicente, especialista em Marketing da VAGAS.com.
O estudo “Experiência do Candidato” foi realizado em julho deste ano, por e-mail, com 10.172 candidatos e 166 empresas. O objetivo da pesquisa era entender os principais anseios e expectativas, tanto de candidatos como RHs em todo o processo seletivo.
O levantamento revela ainda que metade dos candidatos respondentes, se pudessem escolher um único ponto a ser melhorado nos processos seletivos, escolheria melhorar o “retorno aos candidatos e candidatas”. Outros 16% optariam por aperfeiçoar a “visibilidade das fases no processo seletivo”.
Outro dado que chama atenção no estudo é sobre quais palavras os candidatos usariam para descrever o “processo seletivo dos seus sonhos”. Metade dos respondentes indicou “Orientação”, com a expectativa de que o RH comunicasse o avanço nas etapas do processo seletivo, além de dar um retorno com orientações sobre os pontos que o prejudicaram ou favoreceram na seleção. Já para 30% dos profissionais seria “Transparência”, com a intenção de saber o máximo de informações e detalhes possível sobre sua participação no processo seletivo. Outros 17% sugeriram “Acolhimento”, na expectativa que o RH das empresas demonstrasse maior empatia ao longo do processo, compreendendo o cenário de quem está buscando emprego
RHs buscam aumentar a interação com os candidatos durante o processo
O estudo também procurou mostrar a visão dos RHs sobre a Experiência dos Candidatos. De acordo com as empresas respondentes, as frases que melhor definiriam essa vivência seriam “conseguir humanizar as trocas e interações com candidatos ao longo do processo seletivo” (68%) e “cuidar de cada interação entre empresa e profissional que existe ao longo de um processo seletivo” (60%).
Para 97% das empresas, tornar os processos seletivos mais humanizados é considerado muito importante ou importante. Em outro aspecto, 98% delas concordam plenamente ou parcialmente com a afirmação de que “uma boa experiência dos candidatos é fundamental para a marca empregadora”.
Considerando ainda o cenário da pandemia, muitas empresas acabaram repensando a experiência de seus candidatos. 82% afirmaram ter mudado muitas etapas ou algumas etapas por conta da situação pandêmica.
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