Se com a chegada da banda larga a conexão via cabo era a regra, hoje o Wi-Fi é muito mais utilizado pela praticidade da configuração de um único dispositivo que distribui sinal a notebooks, Smart TVs, celulares, e outros gadgets. Porém, a tecnologia de internet wireless sofre algumas limitações, que com o tempo vão sendo superadas pela inovação.
Uma delas diz respeito à forma como o roteador, que distribui o sinal em casa, se comunica com todos os aparelhos. Pode não parecer, mas boa parte dos produtos opera de forma que apenas é possível se comunicar com um dispositivo por vez. Pois é: imagine que em uma casa com 10 gadgets conectados, há sempre uma “fila” para eles enviarem um sinal ou receber dados para o que você está fazendo.
Claro, isso ocorre de maneira muito rápida e quase imperceptível em tarefas comuns, como o carregamento de uma página ou um download. Mas para determinadas atividades, como jogos, são milissegundos que podem fazer toda a diferença. Imagine que em um jogo FPS ou MMORPG pode ocorrer input lag em razão disso. Um movimento impreciso e toda sua estratégia ou partida pode acabar.
O que é MU-MIMO?
Uma forma de contornar isto é a utilização de uma conexão com fios saindo do roteador até o computador. Mas bem, isso não é possível em um celular, certo? E o dispositivo cada vez mais é usado para jogos. Assim, já há alguns anos a indústria vem lançando roteadores com a tecnologia MU-MIMO — que permite ampliar a quantidade de gadgets comunicáveis em simultâneo.
A sigla significa Multiple User, Multiple Input, Multiple Output. Traduzindo, multiplicidade de usuários, entrada e saída. Ou seja, é a possibilidade de redução dessas filas virtuais ao permitir a troca de dados com mais de um celular/aparelho em simultâneo.
Para tarefas como jogos online o resultado é mais visível, mas qualquer outra tarefa se beneficia do MU-MIMO também — ainda mais em redes domésticas com dezenas de dispositivos conectados.
Os produtos mais comuns no mercado são 2×2 MIMO, 3×3 MIMO, e 4×4 MIMO. Permitem, respectivamente, dois, três, e quatro fluxos de transmissão e recebimento de dados.
MU-MIMO no celular
Como a tecnologia MU-MIMO vem sendo disseminada desde a década passada, muitos celulares já são compatíveis com ela. Pois sim, é necessário que o dispositivo a ser usado em uma rede sem fio MU-MIMO, para desfrutar ao máximo do protocolo, seja compatível ao nível de hardware.
Enquanto o comportamento típico é a operação em um sistema 2×2 MIMO (dois fluxos de dados), smartphones mais sofisticados podem operar em 3×3 MIMO (três fluxos) ou 4×4 MIMO. Isso significa que um único dispositivo poderia ficar com quatro canais de dados do roteador. Para além de melhorar a velocidade da conexão disponível, isso também se traduziria em mais estabilidade de sinal.
Se seu celular não traz essa compatibilidade, não se preocupe: apesar de continuar se comunicando por um único canal, ele contará com a vantagem de estar vinculado a uma rede de canais múltiplos que permitem que o envio por esse único fluxo detectável por ele seja menos “congestionado”.
Como saber se um roteador possui MU-MIMO?
Duas verificações são importantes caso você precise de um roteador com tecnologia MU-MIMO. A primeira é fácil de identificar: a quantidade de antenas físicas costuma indicar a disponibilidade do recurso. Quanto mais delas, melhor.
É importante, também, verificar as especificações técnicas: a quantidade de antenas pode indicar, para os usuários mais avançados, como é a operação MU-MIMO. Mas as informações escritas deixarão claro se o aparelho é 2×2, 3×3 ou 4×4 MIMO.
Tenha em mente que mesmo não possuindo um dispositivo compatível com 4×4 MIMO, esse protocolo ainda será útil, pois garante quatro fluxos simultâneos de dados. Traduzindo, a conexão simultânea de quatro aparelhos simples, ou dois 2×2 MIMO.
Observações
É importante atentar também que a quantidade de dispositivos conectáveis à sua rede Wi-Fi não depende da presença do MU-MIMO. Seu roteador sem a tecnologia já permite a navegação de múltiplos aparelhos, e assim também será com um modelo mais avançado.
O MU-MIMO é uma forma de garantir redução de filas virtuais entre notebooks, Smart TVs, celulares e tablets na entrada do roteador. Assim, quando falamos que um ponto de acesso 4×4 MIMO, é como dizermos que na fila do supermercado, em vez de termos um único caixa atendendo, há quatro. Porém, todos na “fila” serão atendidos — e ninguém expulso.
Wi-Fi 6
Para otimizar ainda mais a rede doméstica, pode ser importante utilizar como critério a adoção de um roteador Wi-Fi 6 ou 6E. Já explicamos aqui no Canaltech do que se trata a tecnologia — que permite maior largura de banda nos canais individuais. Somando isso ao MU-MIMO, é possível fazer um grande upgrade na rede sem fio — claro, quando os aparelhos forem compatíveis.
Foto em Destaque: Canaltech/Felipe Freitas
Via: Linksys, Network World, Mercusys
Fonte: Canaltech