No Amapá, 26 equipes de escolas públicas e privadas foram selecionadas para a etapa estadual da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A programação vai acontecer no dia 17 de agosto no Sebrae, em Macapá.
Os participantes devem montar e programar robôs capazes de realizar um resgate simulado de vítimas de um desastre.
As equipes com até quatro estudantes, divididas em dois níveis, participam desta etapa. No primeiro nível, o robô competidor, de alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental deve superar diversas adversidades para resgatar a vítima.
Já no segundo nível, composto por estudantes do 8º ano ao ensino médio e técnico, o robô, além de resgatar a vítima, deverá passar por diversos obstáculos e cruzamentos. Os dois níveis contam com três rodadas de disputa nas categorias fácil, médio e difícil.
A OBR é uma olimpíada sem fins lucrativos destinada a estudantes do ensino fundamental e médio que visa estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.
Os melhores classificados da etapa estadual disputam a nacional de 11 a 17 de novembro, em Goiânia (GO). Mais informações na página da competição.
As 26 equipes participantes são das escolas:
- E.E Prof. Risalva Freitas do Amaral
- Escola Municipal Professora Erika Daniella Castro Silva (Pedra Branca do Amapari)
- Instituto Federal do Amapá (Ifap) – Laranjal do Jari
- Escola Visconde de Mauá-Sesi
- Colégio InterGenius
- Colégio moderno
- Centro Educacional Rubi
- Colégio Moderno
Fonte: G1.