Em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Quero Educação lançou, neste domingo (24), a edição do Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro.
A edição de 2021 avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.
Isso acontece porque o Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, em que a equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.
A edição avaliou instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância. O ranking pode ser encontrado na íntegra site do Guia da Faculdade, e na versão impressa, junto com a edição dominical do Estadão.
Universidades públicas: USP possui o maior número de cursos 5 estrelas
Assim como nos rankings de 2020 e de 2019, a Universidade de São Paulo (USP) foi a instituição de ensino pública com o maior número de cursos considerados de excelência. No total, 101 cursos foram considerados 5 estrelas, a nota máxima do Guia da Faculdade.
Confira quais são as instituições públicas com mais cursos 5 estrelas
Universidades privadas: PUC e FGV estão entre as melhores avaliadas
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Rio Grande do Sul, ao lado da Fundação Getúlio Vargas, unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, são as instituições de ensino com o maior número de cursos 5 estrelas, sete cursos cada uma.
Veja a lista das universidades e faculdades privadas com mais graduações que receberam a nota máxima:
- Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo.
- Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial ou a distância, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;
- Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura;
+ Quero Educação é indicada para o prêmio Reclame Aqui 2021 na categoria Educação e Serviços
- Com o cadastro voluntário de mais de nove mil professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
- Um curso só pode ganhar ou perder 1 estrela de um ano para o outro da avaliação.
- No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:– Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;
– Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;
– Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;
– Menor que 2,50 – não-estrelado.
Foto: Estadão
Fonte: Quero Bolsa


