A Temporada de Cruzeiros 2023/2024 no Amazonas resultou em uma receita direta de R$ 4.053.662,00 para a economia local, de acordo com um levantamento divulgado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Durante o período, o estado recebeu 17 navios, atraindo um total de 23.083 visitantes estrangeiros, sendo este o número mais expressivo desde a pandemia da Covid-19.
Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, destacou que os resultados evidenciam a consolidação do Amazonas como um destino chave na rota dos cruzeiros internacionais, ressaltando os benefícios para a economia local, incluindo geração de emprego e renda. Os turistas foram majoritariamente dos Estados Unidos, que representaram 54,8% do total, seguidos por visitantes do Canadá, Alemanha, Reino Unido e Austrália.
O relatório também apontou alta satisfação dos visitantes com os guias de turismo, a hospitalidade e os atrativos naturais da região, com mais de 97% de aprovação. O M/S Seabourn Pursuit deu início à temporada em outubro, enquanto o Silver Wing concluiu a série de visitações em abril deste ano.
Das embarcações que participaram da temporada, cinco estiveram em Manaus pela primeira vez, incluindo o Seabourn Pursuit, Zuiderdam, Silver Nova, Poesia e Hanseatic Inspiration. Março foi o mês com maior fluxo de navios, com destaque para o MS Poesia, de bandeira panamenha, que trouxe 3.189 turistas interessados nas belezas naturais do Amazonas.
Fonte: Real Time 1.