Usuários do iPhone e do iPad logo poderão usar as duas câmeras de seus aparelhos ao mesmo tempo. Na prática, a tecnologia permite que usuários registrem um acontecimento com a câmera traseira enquanto gravam a própria reação com a lente frontal, por exemplo.
O recurso de multi-cam será disponibilizado com o iOS 13, que será lançado em setembro. Além de vídeos, a novidade também dará suporte a fotos desde que o usuário tenha um iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR ou um iPad Pro 2018.
O recurso foi anunciado pela Apple durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), evento anual para desenvolvedores que aconteceu nesta segunda-feira (3). Apesar do recurso, a Apple não disse que sua própria câmera suportará o multi-cam, mas sim que desenvolvedores terceiros poderão oferecer o recurso em seus aplicativos.
Os aplicativos também poderão fornecer “áudio espacial” que poderá controlar a maneira como os microfones do iPhone ou iPad capturam o som. Durante o evento, a Apple ainda mostrou que o recurso de multi-cam é capaz de alternar entre câmeras durante uma reprodução de vídeo no aplicativo Fotos.
No WWDC, a Maçã anunciou outra novidade para a captura de câmera com o iOS 13: o Semantic Segmentation Mattes, recurso capaz de identificar a pele, o cabelo e os dentes do usuário para isolar os detalhes e adicionar efeitos,como pinturas faciais e mudanças na cor do cabelo.
A tecnologia também consegue distinguir o foco da imagem e o fundo para que os efeitos possam ser aplicados de forma correta.