A InfoAmazonia lança o BOTO, um chatbot de WhatsApp que utiliza inteligência artificial para aproximar o público de informações confiáveis, contextualizadas e de fácil compreensão sobre a Amazônia. A ferramenta entrega notícias, explicações e conteúdos relevantes de forma personalizada, considerando os interesses e preferências de cada usuário, e reforça o acesso ao jornalismo ambiental em um dos canais digitais mais utilizados no Brasil.
Pensado para uma experiência simples e acessível em dispositivos móveis, o BOTO combina jornalismo, inovação e tecnologia para apoiar a compreensão de temas complexos e estimular o engajamento com os desafios socioambientais da região. Na prática, o conhecimento sobre a Amazônia chega “na palma da mão”: é possível se informar, entender, compartilhar e agir, diretamente pelo celular. Experimente: https://infoamazonia.org/whatsapp
O que é o BOTO
O BOTO é um bot que usa inteligência artificial generativa para organizar e apresentar notícias, resumos e explicações sobre a Amazônia. O projeto foi desenvolvido para ampliar o alcance do conteúdo produzido na Amazônia tanto da InfoAmazonia como de futuros parceiros locais. O foco dessa ferramenta é em públicos que utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação e acesso à informação, ajudando a combater a desinformação que se espalha nas redes.
Em muitas regiões da Amazônia, onde a conectividade é limitada e há menos presença de meios tradicionais, o WhatsApp funciona como canal central de comunicação comunitária e circulação de notícias. Ao operar nesse ambiente, o BOTO busca responder a uma realidade concreta: estar no WhatsApp é estar no cotidiano das pessoas, com linguagem clara e formato adequado ao uso no celular.
O que o BOTO permite fazer
Com o BOTO, é possível:
- Receber notícias em tempo real sobre temas socioambientais da Amazônia.
- Personalizar a entrega de conteúdo por frequência, formato e interesses temáticos escolhidos pelo público.
- Acessar resumos de reportagens e explicações simples de conceitos complexos.
- Sugerir pautas e temas relevantes para a cobertura jornalística a partir de sugestões do público.. .
Por que o BOTO foi criado
A Amazônia convive com desafios urgentes (como desmatamento, degradação ambiental e desinformação) ao mesmo tempo em que o WhatsApp se consolidou como principal plataforma de comunicação digital para grande parte da população. O BOTO nasce dessa interseção: reduzir barreiras de acesso à informação, fortalecer o jornalismo local e apoiar cidadãos, comunicadores, educadores e ativistas com conteúdo confiável e útil no dia a dia.
Mais do que distribuir notícias, a iniciativa busca conectar tecnologias emergentes a realidades amazônicas, promovendo o uso ético e responsável da IA no jornalismo, com foco em acessibilidade, relevância local e impacto social.
BOTO como ecossistema de informação
O BOTO foi concebido como um ecossistema de informação, integrando produção jornalística, tecnologia e participação cidadã. Ao reunir diferentes fontes em rede colaborativa, essa ferramenta conecta jornalistas, organizações locais, pesquisadores, educadores e comunidades; fortalecendo narrativas qualificadas sobre a Amazônia e testando, na prática, como tecnologias de ponta podem dialogar com o território de forma ética, inclusiva e sustentável.
Participação comunitária
O BOTO foi desenvolvido através de uma abordagem nas pessoas, com ênfase em processos colaborativos e escuta ativa. Um grupo de usuários, incluindo moradores da região amazônica, contribuíram com ideias, sugestões e relatos de uso de chatbots, ajudando a aprimorar a ferramenta continuamente. O projeto foi desenhado para articular parcerias com mídias locais, organizações sociais, educadores e coletivos de comunicação ampliando seu alcance e adequando os conteúdos a diferentes contextos amazônicos.
Fonte: Info Amazônia.
Foto: Reprodução


