(Foto: Pexels)

Metaverso substituirá os smartphones até 2030, diz diretor da Nokia

Segundo a visão de futuro expressa recentemente por Nishant Batra, diretor de estratégia e tecnologia da Nokia, os smartphones vão desaparecer antes de 2030.

Segundo o executivo, o metaverso substituirá esses insumos cotidianos em seu uso por grande parte da sociedade mundial. O prazo estipulado pela empresa para a realização dessa previsão é a segunda metade da década, e em menos de 10 anos.

O metaverso “consumirá tudo”

Nesta visão das coisas, o metaverso se tornará uma tecnologia “que tudo consome”, entrincheirada como o principal método de comunicação. Estas declarações surgem de uma entrevista oferecida por Batra:

“Nossa crença é que este dispositivo (o smartphone) será ultrapassado por uma experiência de metaverso na segunda metade da década.”

A empresa vê três influências principais na forma como o mundo está tomando forma rumo a 2030: socioeconomia e geopolítica, tecnologia e o que os usuários precisam em um determinado momento. Emoldurando a visão da Nokia estão os conceitos de habilitação: aumento humano e fusão físico-digital.

O aumento humano refere-se à tecnologia que permite que as pessoas interajam com o mundo digital ou dispositivos como fones de ouvido de realidade virtual e óculos de realidade aumentada.

Mas, no futuro, disse Batra, a interface será muito mais personalizada e única. A fusão físico-digital lida com objetos, sistemas e processos do mundo real que são representados no mundo digital. Ele aponta como as empresas aeroespaciais estão construindo motores e fuselagens no mundo digital para simular exatamente como um avião voará, e fábricas, incluindo a da Nokia, existem tanto no mundo digital quanto no físico.

*Com informações do site beincrypto

Compartilhar

Últimas Notícias