65% das profissões dos próximos 15 anos sequer foram inventadas — Foto: Globo Repórter
– O futuro está em construção e nesse caminho já deu para perceber que nunca houve tantas possibilidades, tantas portas para se abrir. E a maioria delas ainda desconhecida. O que se sabe é que vão misturar diversas áreas do conhecimento.
Novas profissões e novos jeitos de trabalhar — Foto: Globo Repórter
– Todos esses fatores vão abrir portas pro surgimento de novas profissões e novos jeitos de trabalhar. O emprego como a gente conhece hoje – de horários fixos, num escritório – pode até desaparecer, mas o trabalho não.
Proteção da informação está abrindo novas frentes de trabalho — Foto: Globo Repórter
– Hoje os computadores dizem o que todo mundo que abre um negócio quer saber. As máquinas treinadas analisam e classificam padrões de dados para prever como os consumidores vão agir e comprar. E esse é só um exemplo de como os computadores podem aprender e usar as informações que a gente publica na internet. A proteção dessas informações também está abrindo novas frentes de trabalho.
Novo mercado = trabalho em equipe + inteligência emocional — Foto: Globo Repórter
– Empatia, pensamento crítico e criatividade são competências que o Fórum Econômico Mundial aponta como fundamentais para o trabalhador do futuro. Além de competências técnicas, cada vez mais vamos precisar de habilidades no comportamento.
A importância do algoritmo da diversidade — Foto: Globo Repórter
– Computadores, ciência, videogames, engenharia…: coisas de menino? Para o futuro que está sendo escrito por algoritmos e pela diversidade, não! Lugar de mulher é também na tecnologia. E em momentos de desemprego alto, é bom saber que estão sobrando vagas nessa área. Justamente pela falta de profissionais capacitados.
QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES NA HORA DE ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO?
São as mudanças na sociedade, como o envelhecimento da população, a preocupação com meio ambiente e qualidade de vida e a tendência de tudo ser feito pela internet que vão abrir portas para o surgimento de novas profissões e novos jeitos de trabalhar. Confira algumas habilidades que serão importantes, de acordo com as especialistas que falaram com o Globo Repórter:
•Criatividade
•Trabalho em equipe
•Pensamento crítico
•Noções de tecnologia
•Comunicação
•Aprendizado contínuo
Fonte: Globo Reporter